Roteiro de 4 dias em Capitólio: Um Passeio Inesquecível!!!

Que passeio espetacular! 4 dias foram realmente muito pouco para tantos lugares lindos, paisagens maravilhosas, novas amizades e um grupo de amigos tão entrosado, cheio de alegria e vontade de se divertir!  Capitólio é um lugar que merece pelo menos uns 7 dias.  São muitos passeios e, além disso, nossa viagem do Rio de Janeiro para lá foi beeeeem longa. Nosso roteiro de 4 dias em Capitólio foi simplesmente maravilhoso. Não deu tempo de conhecer tudo o que eu esperava, mas todos os lugares que visitamos foi muuuito bem aproveitado. Curtimos muito cada passeio, cada cachoeira.

Mirante dos Canions do Lago de Furnas | Roteiro de 4 dias em Capitólio

1º Dia – Roteiro de 4 Dias em Capitólio – MG

Saímos do Rio de Janeiro em direção à Capitólio (MG) na quinta feira por volta das 3 horas da manhã. Preferimos partir bem cedo pra pegar a estrada mais tranquila e conseguirmos chegar razoavelmente cedo em nosso tão esperado destino. Após aproximadamente 8 horas de viajem chegamos em Capitólio.   Nosso roteiro era conhecer o Mirante dos Canions do Lago de Furnas e a Cachoeira Dicadinha ainda na tarde de quinta-feira. E assim fizemos.

O Mirante é aquele lugar super famoso nas redes sociais onde o pessoal tira fotos lindíssimas dos canions e do lago de Furnas. O Acesso ao mirante se dá pela Rodovia MG 050, próximo ao KM 312. Por lá, você verá um recuo onde os carros ficam estacionados. Não tivemos nenhum problema nem dificuldade em estacionar. A pequena trilha de acesso ao mirante é super tranquila e leve. Acredito que sejam necessários no máximo uns 10 minutos de trilha para chegar ao mirante. Após este trajeto, nos deparamos com um lugar belíssimo. Um lago enoooorme de águas bem verdinhas,  cachoeiras e paredões muito altos espetaculares! É necessário informar que o local é bem alto e não existe nenhum tipo de proteção. Por isso é necessário muita cautela com as crianças.  Muita calma na hora de tirar as fotos para não causar nenhum acidente.  Demoramos no máximo uns 40 minutos por lá e partimos para a Cachoeira Dicadinha.

Já Segue o Aprontando as Malas nas Redes Sociais?
Estamos no Facebook, Instagram e Twitter. Curte lá!

Mirante dos Canions do Lago de Furnas | Roteiro de 4 dias em Capitólio
Pequena trilha para o mirante do Lago de Furnas

A Cachoeira Dicadinha fica bem em frente ao Mirante dos Canions. É só atravessar a rua que logo estará em outra pequena  e leve trilha que dá acesso à Dicadinha. Esta foi pra mim uma grande surpresa. Não tinha ouvido falar muito dela, e acabei achando que seria mesmo para aproveitar a proximidade do Mirante, mas me surpreendi bastante. A Cachoeira é linda! Tem alguns poços para banho e até um poço lá em cima super bonito e com mais quedas d’água. Passamos umas 2 ou 3 horas por lá. Curtindo a água cristalina e beeem gelada da cachoeira.  Vale super a pena incluir em seu roteiro!

Cachoeira Dicadinha | Roteiro de 4 dias em Capitólio

Saindo dali, fomos para casa descansar, afinal nossa viagem tinha sido longa e o fim de semana estava só começando!

2º Dia – Roteiro de 4 Dias em Capitólio – MG

No segundo dia decidimos fazer o tão falado passeio de Chalana no Lago de Furnas. Este é, sem dúvidas, um dos passeios mais conhecidos e procurados de Capitólio. Na verdade, é possível fazer este passeio de Chalana ou de lancha. Acabamos optando pela Chalana por estarmos em um grupo grande. As lanchas suportam um número menor de pessoas, e assim teríamos que dividir o grupo.  Por alguns instantes, imaginamos que a lancha seria melhor, por passar em 2 pontos do lago que a Chalana não passa, mas por fim vimos que fizemos a escolha perfeita. Animamos aquela chalana como jamais visto antes!! kkkk  Tivemos um dia perfeito! O passeio tem início na Ponte do Rio Turvo (Km 306 da Rodovia MG 050), uma ponte bem grande de onde partem a maioria dos passeios. Para saber os horários e preços da Chalana, acesse aqui o site oficial.

Nosso passeio teve início por volta das 11hs da manhã, apesar de estar agendado para às 10:30hs.  Foi realmente maravilhoooooso! O lugar é literalmente de arrepiar! São duas paradas, a primeira nos canions do lago, com duas cachoeiras belíssimas. São aproximadamente 30 minutos para banho. A natureza se exibe com perfeição neste lugar!

Passeio de Chalana | Roteiro de 4 dias em Capitólio

A Segunda parada foi na Cachoeira Lagoa Azul, mais um lugar imperdível! Águas verdinhas e cristalinas em uma paisagem de tirar o fôlego. Não deixe de subir até a queda d’água mais acima. Alguns disseram que teríamos que pagar para chegar lá, mas não foi nada disso. O acesso é liberado e o passeio é lindo! São aproximadamente mais 30 minutos para banho.

Cachoeira Lagoa Azul | Roteiro de 4 dias em Capitólio
Cachoeira Lagoa Azul | Roteiro de 4 Dias em Capitólio

O Passeio de Chalana tem duração aproximada de 3 horas. Sendo assim, retornamos por volta das 14 hs.

Em frente ao ponto de embarque e desembarque da Chalana (Ponte do Rio Turvo) tem o Restaurante do Rio Turvo. Infelizmente acabamos não almoçando lá pois tínhamos outro passeio programado para a tarde e não daria tempo, mas escutei falar muito bem da comida de lá. Se apreciar um bom peixe, não deixe de conhecer!

Após o Passeio de Chalana, seguimos em direção à Cachoeira do Lobo, que ficava mais próxima do Condomínio Escarpas do Lago, onde estávamos hospedados.

A Cachoeira do Lobo fica em uma propriedade particular e cobra R$ 35,00 por pessoa para entrar. A recepção do local conta com uma piscina e bar para compra de bebidas e lanches. A trilha de acesso à cachoeira é moderada. Um pouco mais longa, cerca de 20 minutos caminhando. A Cachoeira é bonita, mas não me surpreendeu como as outras. Na chegada, o chão é cheio de pedras e dificulta o banho.

A Cachoeira fica em uma estrada de terra, na Estrada para Guapé. Tem placas sinalizando na pista.

Cachoeira do Lobo | Roteiro de 4 Dias em Capitólio
Receptivo da Cachoeira do Lobo | Roteiro de 4 Dias em Capitólio

Saímos de lá por volta das 18 hs. O Horário de verão nos deu uma ajudinha extra neste passeio!

3º Dia – Roteiro de 4 Dias em Capitólio – MG

Estrada de Terra de Acesso à Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio

O Sábado e penúltimo dia foi inteiro dedicado à Trilha do Sol. Um lugar encantador! Chegamos meio desanimados pois o tempo estava bem fechado. Ficamos receosos de pegar uma chuva no meio do caminho. Mas acabamos decidindo por encarar!

A Trilha do Sol também tem acesso pela Rodovia MG 050, km 304. Existem placas informando a entrada. Após sair da rodovia, você passará por aproximadamente 1,5 km de estrada de terra. Mas o carro passa sem maiores problemas.  No receptivo, também há um restaurante e banheiros. O Valor cobrado é R$ 35,00 por pessoa.

Receptivo da Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio
Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio

Gostei bastante da estrutura da Trilha do Sol. Há guias fixos nas três cachoeiras do local. Todos conseguem se comunicar e informar caso haja algum incidente. No nosso caso, que temíamos uma chuva, essa informação foi importante.

A Trilha do Sol possui 3 cachoeiras: a primeira a visitarmos foi a No Limite, a segunda foi a Cachoeira do Grito e a última foi a do Poço Dourado.  Indico chegar ao local por volta das 9 horas. Como chegamos mais tarde e demoramos bastante em cada parada, a última já foi visitada só por alguns, pois a fome já estava apertando e muitos resolveram retornar.

Cachoeiras da Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio

As 3 cachoeiras são maravilhosas e com certeza vale a pena visitar todas. Cada uma diferente da outra e com seus próprios encantos. As trilhas são completamente descobertas, e por isso ganhou o nome de Trilha do Sol. Não esqueça do protetor solar e chapéu. Apesar de não serem muuuuito difíceis, são uns 30 minutos de caminhada entre subidas, descidas e até escadas. Esforço moderado.

Por fim, o sol abriu e conseguimos aproveitar bastante!

Cachoeira No Limite - Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio
Cachoeira No Limite – Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio
Cachoeira do Grito - Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio
Cachoeira do Grito – Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio
Cachoeira do Poço Dourado - Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio
Cachoeira do Poço Dourado – Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio
Trilha de acesso às cachoeiras da Trilha do Sol | Roteiro de 4 Dias em Capitólio

4º Dia – Roteiro de 4 Dias em Capitólio – MG

Ahhhh que pena…. está acabando!!!! Nosso quarto e último dia foi dedicado a arrumar as malas e pegar a estrada. Como havia falado, a viagem entre Capitólio e Rio de Janeiro é bem longa e cansativa, por isso foi acordar e dar tchau a este paraíso que nos recebeu tão bem! Foi realmente um passeio inesquecível!!! Um conjunto nota mil: o grupo era incrível, o lugar magnífico e estávamos todos muito dispostos a curtir muuuuuito!

Se tiver alguma dúvida ou quiser deixar algum comentário, será super bem vindo!!!

Vai Viajar?

Encontre aqui o Hotel ideal para sua próxima viagem com as melhores condições. Trabalhamos em parceria com o Booking e acreditamos que esse é o melhor lugar para você fazer suas reservas. O Booking tem excelentes condições de pagamento e conta com todos os tipos de hospedagem. Faça agora mesmo sua reserva!

Já sabemos que o Seguro Viagem é super importante para suas viagens. Afinal ninguém quer passar sufoco naquelas tão sonhadas férias! Por isso, antes de colocar o pé na estrada, dê uma olhada nos preços e condições de pagamento da Real Seguros, uma empresa qualificada e com inúmeros benefícios para lhe oferecer.

Não perca tempo procurando locadora de carro, a rentCars te ajuda nessa busca e oferece excelentes condições e formas de pagamento para você alugar seu carro com toda facilidade e sem problemas. Não perca tempo, faça agora mesmo sua reserva com a RentCars.

Quer que eu te ajude a planejar sua viagem?
Entre em contato que terei o maior prazer em ajudá-lo.

12 ideias sobre “Roteiro de 4 dias em Capitólio: Um Passeio Inesquecível!!!”

1. Amei o seu post!!!! Já estive em Capitólio e sua descrição foi muito fiel ao que vivi por lá! Lugar lindo! Natureza impecável!
    Uma delícia para visitar!!!
    Parabéns!!!! Seu blog é espetacular!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *