Como Tirar Passaporte Brasileiro: Saiba tudo!

Para quem sonha realizar uma viagem internacional para os Estados Unidos, Europa ou qualquer outro país fora da América do Sul, saiba que tirar o passaporte é o primeiro passo para transformar seu sonho em realidade.  Por isso, veja aqui como tirar passaporte e sair viajando por aí!

Obter este documento é uma tarefa razoavelmente simples e para ajudar a tirar todas as suas dúvidas, fizemos um passo a passo com todas as etapas, desde a solicitação do passaporte até a entrega do mesmo através da Polícia Federal em todo o Brasil.

Como Tirar Passaporte Brasileiro
Como Tirar Passaporte Brasileiro

Como tirar passaporte brasileiro

O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal brasileira e pode ser emitido sem muita dificuldade ou custos. Neste post, estamos falando de passaporte brasileiro, para os outros casos, consulte o site da Polícia Federal. Então, acompanhe nosso passo a passo e tire todas as suas dúvidas!

1. Documentação Necessária

  • Documento de Identidade: Serão aceitos a Carteira de Identidade(RG), Carteira Funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto, Carteira de Trabalho ou Passaporte anterior desde que este ainda esteja válido.  Caso seu nome tenha sofrido alteração por conta de casamento, levar a Certidão de Casamento.
  • Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição. Caso tenha acontecido 2 turnos na sua cidade, levar os comprovantes das duas votações. Se não tiver estes comprovantes, leve uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais. Esta declaração pode ser obtida através do site do Tribunal Superior Eleitoral.
  • CPF – Se o número constar na Carteira de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original.
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para os homens).
  • Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

Quem tiver passaporte anterior (comum ou de emergência), também deverá levá-lo . Caso este não seja apresentado, poderá ser cobrada uma taxa.

2. Preencha a solicitação no site da Polícia Federal

No site da Polícia Federal há um formulário de solicitação de passaporte bem simples e fácil de ser preenchido. São dados pessoais, documentos e dados complementares, como profissão e endereço. Além disso, na última tela você deverá escolher em qual posto deverá ser atendido. Ao final do preenchimento, clique em gerar protocolo e imprima o número para levar no dia agendado para a apresentação dos documentos. É importante ter algum leitor de PDF em seu computador para conseguir preencher esta solicitação e depois imprimi-la. Se precisar, baixe aqui o Adobe Acrobat Reader.

Formulário de Solicitação de Passaporte
Formulário de Solicitação de Passaporte

3. Pague a Taxa de Emissão de Passaporte

Assim que terminar de preencher todo o formulário de solicitação do passaporte, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25. O comprovante de pagamento desta taxa deve ser apresentado junto com a documentação descrita no primeiro passo no dia agendado.

4. Agende a data e horário de atendimento

Acesse o site da Polícia Federal para realizar o agendamento da apresentação dos documentos. Em alguns postos, não é necessário agendamento.

5. Compareça ao Posto da Polícia Federal no dia e horário agendado

Com toda a documentação listada no item 1, mais o protocolo de agendamento e o comprovante da GRU paga, se dirija ao posto da PF agendado no dia e horário escolhido.  No momento do atendimento, será tirada uma fotografia que será utilizada no seu passaporte. Portanto, não é necessário levar nenhuma foto. O atendimento costuma ser bem rápido. Eles tiram sua foto, suas digitais, recolhem assinaturas e conferem sua documentação.  Feito isso, você receberá um número de protocolo e o prazo para entrega do seu passaporte. Normalmente este prazo é de 6 dias úteis. Após este prazo, você deverá retirar seu passaporte neste mesmo posto onde realizou a entrega dos documentos.  Você também poderá consultar o andamento de seu pedido nesta página.

6. Retire seu passaporte

Seu passaporte ficou pronto? Então é hora de comparecer ao posto com um documento de identidade original para retirar seu passaporte.

Em casos de pessoas menores de idade, a presença do mesmo é obrigatória tanto no momento do requerimento quanto na entrega do passaporte. Além disso, a validade que normalmente é de 10 anos para os adultos, no caso das crianças pode variar. No preenchimento do formulário do menor de idade, o CPF pode ser preenchido com o CPF do Responsável. Já os campos carteira de identidade e profissão poderão ficar em branco. Caso o mesmo seja estudante, preencher a profissão como “Estudante”.

IDADE

VALIDADE 

0 a 1 ano incompleto 1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos 2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos
18 anos completos ou mais 10 anos

Espero que nosso passo a passo de como tirar passaporte brasileiro tenha lhe ajudado nesta tarefa, mas caso ainda precise de ajuda, a Polícia Federal dispõe de uma página para tirar todas as suas dúvidas. Além disso, tem informações importantes para menores de idade, estrangeiros ou outros assuntos. Também é possível entrar em contato com o DPF através do e-mail faleconosco@dpf.gov.br ou pelo telefone 194.

Vai Viajar?

Encontre aqui o Hotel ideal para sua próxima viagem com as melhores condições. Trabalhamos em parceria com o Booking e acreditamos que esse é o melhor lugar para você fazer suas reservas. O Booking tem excelentes condições de pagamento e conta com todos os tipos de hospedagem. Faça agora mesmo sua reserva!

Já sabemos que o Seguro Viagem é super importante para suas viagens. Afinal ninguém quer passar sufoco naquelas tão sonhadas férias! Por isso, antes de colocar o pé na estrada, dê uma olhada nos preços e condições de pagamento da Real Seguros, uma empresa qualificada e com inúmeros benefícios para lhe oferecer.

Não perca tempo procurando locadora de carro, a rentCars te ajuda nessa busca e oferece excelentes condições e formas de pagamento para você alugar seu carro com toda facilidade e sem problemas. Não perca tempo, faça agora mesmo sua reserva com a RentCars.

Quer que eu te ajude a planejar sua viagem?
Entre em contato que terei o maior prazer em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *