Pedra do Telégrafo: Como chegar, quando ir e o que levar

pedra do telegrafo
Pedra do Telegrafo

A Pedra do Telégrafo, na Barra de GuaratibaRio de Janeiro, tem atraído muitos visitantes que buscam tirar aquela famosa foto em que parecem estar na beira de um abismo (lindo abismo por sinal kkk). Além da foto, a paisagem lá em cima é deslumbrante. De lá, o visitante tem uma visão super privilegiada de algumas praias maravilhosas da cidade do Rio de Janeiro.  É realmente muito bonito.

Nos últimos meses, muitas pessoas divulgaram em suas redes sociais estas fotos na Pedra do Telégrafo, onde parecem realmente estar pendurados em uma pedra no alto de um abismo. A criatividade é grande e a gente vê fotos de vários ângulos: tem gente se pendurando, empurrando a esposa no abismo, gente meditando… enfim muito divertido. Vale a criatividade de cada um!

A Pedra do Telégrafo ficou tão conhecida que agora tem até fila em alguns dias. Por isso, é importante ficar atento a algumas dicas para não correr o risco de subir a trilha (que não é fácil) e não conseguir tirar a tão falada foto.



Como Chegar na Pedra do Telégrafo

A Pedra do Telégrafo fica a 354 metros de altitude e a trilha é de dificuldade moderada. Se for sem paradas, a trilha demora cerca de 50 minutos. No meu caso, que parei algumas vezes para descansar, demorei uma hora e dez minutos. A trilha tem muitas partes bem íngremes e de tirar o fôlego. Na verdade, achei bem difícil, mas todo o sacrifício vale muito a pena quando a gente se depara com uma paisagem como aquela!

Pedra do Telegrafo
Trilha da Pedra do Telégrafo

Como há um movimento grande de pessoas pela trilha (principalmente nos fins de semana), acredito que seja possível percorrê-la sem necessidade de guia. Porém, a trilha não é muito bem sinalizada. Em alguns pontos existem placas mas em outros é necessário perguntar mesmo. De qualquer forma, recomendo ir em grupo.

Pedra do telegrafo
Trilha da Pedra do Telégrafo

A Trilha tem início na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, conhecido caminhos dos pescadores. Na Praia da Barra de Guaratiba não existem placas informando onde fica o início da trilha, por isso aconselho a perguntar nos quiosques. Além disso, você logo encontrará outras pessoas que também estão a caminho da Pedra do Telégrafo.

 

Quando ir na Pedra do Telégrafo

Devido ao grande número de pessoas divulgando suas fotos nas redes sociais, o número de visitantes que sobem a trilha vem crescendo bastante, principalmente nos fins de semana. Por isso, meu conselho é que você vá bem cedo, por volta de 7 da manhã, ou a tarde, perto das 15 hs. Além de evitar as maiores filas (cerca de 1 hora), a temperatura certamente estará mais amena, o que também ajuda bastante na hora de encarar a subida.

Pedra do telegrafo
Vista da Trilha da Pedra do Telégrafo
Pedra do telegrafo
Fila de espera para tirar foto na Pedra do Telegrafo

Não esqueça também de usar protetor solar, boné e óculos escuros. Se for um dia de muito sol, estes três vão salvar a sua pele, literalmente. kkk

FIQUE ATENTO:  No período da manhã, o sol nasce bem atrás da pedra do telégrafo. Dessa forma, fica um pouco mais difícil tirar as fotos, pois a luz está atrás da pessoa a ser fotografada. Nesse caso, a pessoa que está fotografando também tem um pouco mais de dificuldade de ver direitinho como está saindo a foto. É claro que as fotos também ficam lindas, até porque o sol logo atrás é mais um fator que pode deixar suas fotos maravilhosas.
No período da tarde, o sol estará no sentido contrário, e isso pode favorecer na hora de fotografar, sem contar com o pôr do sol espetacular que você poderá presenciar. Lembre-se de evitar voltar na trilha no escuro. A mata é bem fechada e isso pode atrapalhar seu caminho. Se quiser se aventurar à noite, não esqueça de levar uma boa lanterna.
Dá uma olhada nesta foto a seguir que você vai entender perfeitamente o que eu quero dizer.
Pedra do telegrafo
Pedra do Telégrafo

O Que Levar na Pedra do Telégrafo

Como eu já disse anteriormente, a trilha é de dificuldade moderada e com partes bem íngremes. Por isso acho super importante subir com um tênis adequado e água para beber. Com o grande número de visitantes, em alguns dias podemos encontrar pessoas vendendo água e comida lá em cima, mas seria legal ter sua água para beber durante a subida. Sem contar que os preços não devem ser lá muito atrativos. Preparei um checklist para você com o que aconselho a levar:
  • Lanches
  • Água
  • Óculos escuros
  • Protetor Solar
  • Repelente
  • Boné ou chapéu
  • pequeno kit de primeiros socorros
  • Celular (para situações de emergência)
  • Lanterna (se for voltar à noite)

 E, é claro, muito bom humor e disposição. Isso não pode faltar!!!!

Vai Viajar?

Encontre aqui o Hotel ideal para sua próxima viagem com as melhores condições. Trabalhamos em parceria com o Booking e acreditamos que esse é o melhor lugar para você fazer suas reservas. O Booking tem excelentes condições de pagamento e conta com todos os tipos de hospedagem. Faça agora mesmo sua reserva!

Já sabemos que o Seguro Viagem é super importante para suas viagens. Afinal ninguém quer passar sufoco naquelas tão sonhadas férias! Por isso, antes de colocar o pé na estrada, dê uma olhada nos preços e condições de pagamento da Real Seguros, uma empresa qualificada e com inúmeros benefícios para lhe oferecer.

Não perca tempo procurando locadora de carro, a rentCars te ajuda nessa busca e oferece excelentes condições e formas de pagamento para você alugar seu carro com toda facilidade e sem problemas. Não perca tempo, faça agora mesmo sua reserva com a RentCars.

Quer que eu te ajude a planejar sua viagem?

Entre em contato que terei o maior prazer em ajudá-lo.

MAIS UNS “CLICKS” PARA VOCÊ CURTIR A PAISAGEM

Pedra do telegrafo
Pedra do Telégrafo
Pedra do telegrafo
Pedra do Telégrafo
Pedra do telegrafo
Pedra do Telégrafo

 

Pedra do telegrafo
Pedra do Telégrafo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *